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O Luxo Low Profile do Emiliano Rio

O Emiliano funciona em São Paulo desde 2001 e tem a reputação de ser o primeiro hotel-boutique do país. Ao longo do tempo, tem hospedado personalidades como as cantoras Shakira e Cher e é considerado o preferido de Gisele Bündchen. Fui conhecer seu irmão mais novo, no Rio, que abriu suas portas em soft opening, no Reveillon 2016/2017 e está há menos de três meses funcionando em plenitude.

A construção se destaca elegantemente na paisagem da Praia de Copacabana devido a seus painéis brancos vazados, com inspiração nos cobogós. Eles são, na verdade, portas que protegem a privacidade nas varandas das acomodações ou se abrem totalmente para o mar, conforme o mood dos hóspedes. Assim, permitem uma fachada, dinâmica, “viva” – uma ousadia arquitetônica do escritório de arquitetura de Arthur Casas, que não impede a visão do mar, possível através dos recortes, mesmo através das portas cerradas. O mesmo escritório, que assina também a unidade São Paulo, foi responsável pelo espaço interno do caçula carioca. Diferentemente do conceito da capital paulista – mais sóbrio e voltado aos executivos – a equipe optou, no Rio, por móveis mais claros e despojados, além de maior interação com a paisagem.

O contraste com a maioria dos demais hotéis de alto padrão da Cidade Maravilhosa também se dá pelo público que o Emiliano entende atender melhor. Ele não se pretende um local para ver e ser visto – o luxo ali inclui a discrição, que pode ser avaliada pela opção de manter o rooftop, com sua vista cinematográfica, para uso apenas de hóspedes. A ideia é que eles desfrutem não só de conforto e exclusividade, mas também de privacidade. Ficam de fora, portanto, eventos e festas badaladas comuns em espaços do gênero. Mas, para aproveitar a atmosfera Emiliano, os não-hóspedes são bem recebidos no lounge bar, assim como no sofisticado restaurante Emile, ambos localizados no piso térreo.

O Emiliano Rio tem 90 quartos em categorias e dimensões variadas, porém com elementos essenciais em comum. Todos têm decoração similar, que privilegia o estilo brasileiro, incluindo poltronas assinadas pelo designer Sergio Rodrigues. Todos possuem banheiras, sofá e estação de trabalho, além de kits de conveniência com produtos Santa Pele – marca exclusiva e disponível para venda apenas no próprio hotel. Como a ideia é oferecer um luxo bem brasileiro, a linha privilegia aromas como o de ananás, o de açaí e o de vitória régia. A brasilidade também está presente nos uniformes da equipe, criados pela estilista brasileira radicada em Londres, Barbara Casasola, e no lounge íntimo, também reservado aos hóspedes, cuja decoração foi inspirada no paisagista Burle Max. Lá, as plantas instaladas num jardim vertical formarão o desenho do calçadão de Copacabana, na medida em que forem crescendo.

Naturalmente, apenas as suítes mais especiais têm mimos como cuba e chuveiro duplos e o sanitário Toko – aquele que vibra, oscila, esquenta e tem duchas em diversas direções. Há suítes que chegam a medir 120 metros quadrados e abrigam super closets e banheira de hidromassagem com vista. Há também, nas unidades mais tops, copas que podem ser equipadas de acordo com o desejo do hóspede, além de lavabo.

O spa, parceria com a francesa Sisley, ocupa um andar inteiro e o hotel oferece também atividades como yoga e stand up paddle. No rooftop, a piscina de borda infinita tem vista simultânea para vários cartões postais do Rio: Ipanema, Copacabana, Niterói e o Pão de Açúcar.

Além dos hóspedes em busca de laser e descanso, o Emiliano Rio também tem atraído empresas. O hotel tem três salas para eventos, de frente para o mar, que podem abrigar, conjuntamente, até 170 pessoas. Muitos dos clientes brasileiros já eram nomes fiéis em São Paulo e há muitos cariocas que procuram o hotel em datas especiais – um tipo de turismo cada vez mais adotado na cidade.

Ideia que, aliás, não é nada má!

Por Rosana de Moraes, em out’2017

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